Sinopse
A função do curador parece, para muitos, nebulosa. Quem é esse profissional que determina o que encontraremos ao buscar um contato com a arte, seja num museu, numa galeria ou em qualquer outro espaço? Em Uma breve história da curadoria, as conversasd e Hans Ulrich Obrist â?? ele mesmo curador e crÃtico de arte â?? com nomes fundamentais do ofÃcio estabelecem um desenho de como o conceito de curadoria e a existência da figura do curador foram se consolidando na contemporaneidade.
Em onze entrevistas, Obrist percorre a trajetória de profissionais que foram pioneiros e moldaram a função do curador. Nelas, podemos ver os diferentes caminhos pelos quais crÃticos de arte, teóricos, arquitetos e profissionais de diferentes formações se encaminharam pa ra essa maneira especÃfica de pensar a arte e seu lugar na sociedade, que hoje conhecemos pelo nome de curadoria. Como assinala a jornalista Nessia Leonzini na apresentação à edição que a BEI lança no Brasil, â??a profissão, tal como a conhecemos, é mo derna, remontando ao século passado apenas. E a história da arte dos anos 1950 até o presente está intrinsecamente conectada à s exposições que aconteceram no perÃodoâ?. Por isso é tão importante, para qualquer leitor que se interesse por arte, compree nder o pensamento por trás desses eventos.
O elenco de entrevistados, que inclui de diretores de museus europeus a crÃticos norte-americanos com enfoque polÃtico, é formado por Anne dâ??Harnoncourt, Werner Hofmann, Jean Leering, Franz Meyer, Seth Sieg elaub, Walter Zanini, Johannes Cladders, Lucy Lippard, Walter Hopps, Pontus Hultén e Harald Szeemann. Ao reunir perfis diferentes de profissionais neste volume, Hans Ulrich Obrist coleta diversas maneiras de abordar a mesma questão: o que e como most rar um conjunto de obras de arte?