LUIZ ERNESTO: ANTOLOGIA 1982 - 2012
Luiz Ernesto
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
"Primeiro livro publicado de Luiz Ernesto, a obra reúne trabalhos selecionados dos trinta anos de carreira do artista, além de cinco ensaios crÃticos.
Luiz Ernesto é artista plástico e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Seu trabal ho desenvolve-se em diversos meios, como desenho, pintura, objetos e fotografia e tem como ponto de partida os objetos banais do cotidiano. Para uma exposição sua em 1999, no Paço Imperial, o crÃtico Agnaldo Farias, assim se referiu ao trabalho do ar tista: â?? As pinturas, desenhos e assemblages de Luiz Ernesto sempre se propuseram a animar as coisas de sua letargia para deixá-las transbordar, fazê-las abandonar seu estado inicial rumo a uma condição próxima. O insólito, dizem seus trabalhos, está aqui mesmo.â?
Desde 2001, Luiz Ernesto vem desenvolvendo um trabalho em fibra de vidro, resina de poliéster e fotografia. Sobre este trabalho o crÃtico Paulo Sérgio Duarte, num texto intitulado â?? A solidão das coisas calmasâ?, escreveu:
â?? O que sã o esses trabalhos de Luiz Ernesto? Não são telas, nem é pintura, ao menos no sentido convencional. No entanto com esta se assemelham, não pela forma no sentido estrito, digamos que lembram a pintura pelo que em inglês chama-se shape. ... Na sua fabri cação obedecem aos procedimentos da escultura. Têm um molde e lá o artista deita seus lençóis de fibra, seus solventes e suas figuras e suas palavras.
...Apesar de suas dimensões, o verdadeiro tema dos quadros é a nostalgia de um mundo em miniatura , sem violência ou nervosismo, onde as coisas calmas pudessem usufruir a sua solidão.â?"