Sinopse
Com textos de professores de pesquisadores de filosofia de universidades do Brasil e de outros países a edição de número 41 da Revista Discurso pretende fomentar a discussão filosófica em solo nacional. Com textos de Maria Lúcia Cacciola, Jean Gallar d, Milton Meira, Paulo Butti de Lima entre outros, este número da revista prima pela variedade de assuntos. Rousseau, Maquiavel, Estética, Diderot, Hume são discutidos em textos que aliam rigor à boa escrita.
Os 11 artigos da revista apresentam ao m esmo tempo um panorama e o estatuto dos questionamentos da filosofia hoje, quer pelo viés histórico, quer pelo viés temático. A história da filosofia não é posta aqui como um passado estagnado, como escreve a Profa. Cacciola: "tomo o partido de remet er-me aos pensadores do século XIX para lançar uma luz sobre a contemporaneidade, nas suas diferenças e semelhanças em relação às questões suscitadas pelo ensino da filosofia na universidade." Esta aula inaugural do curso de filosofia da USP de 2011, que abre o volume, apresenta de forma clara as tendências e debates do universo acadêmico da filosofia. O texto de J. Gallard lança luz sobre o mal-estar da imagem, tanto na arte do passado como nas artes contemporâneas. Milton Meira busca, no texto seguinte, analisar a história e sua vinculação com o direito político.
A gama de assuntos e autores faz com que o debate tanto da história da filosofia quanto os assuntos filosóficos por excelência ganhem corpo e gerem um senso crítico no leitor. M ais do que divulgar certa produção acadêmica, a Revista Discurso mantém sua vocação para o enriquecimento das ciências humanas no Brasil .