Sinopse
Um livro reunindo imagens consagradas e outras inéditas ou muito raras vai recontar a história do maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé (fotos), que completa 70 anos em 2010 (no dia 23 de outubro). São 84 fotos selecionadas entre mais de 6 mil que José Luiz Tahan e Pedro Fernandes Saad, das editoras Realejo e Brasileira, ambas de Santos, tiveram acesso durante a elaboração do projeto.
A maioria das fotografias foi conseguida no acervo da Agência Estado, com destaque para o trabalho de Domício Pinheiro, que morreu em 1998, aos 76 anos, depois de ter acompanhado de perto toda a carreira do Atleta do Século 20.
O livro intitulado "Pelé 70" também traz textos de pessoas que conviveram de perto com o atleta durante sua fase áurea, como o ex-jogador José Macia, o Pepe.
As imagens mostram momentos inusitados da vida do craque, como a foto em que veste um terno, utilizada na campanha publicitária da loja Ducal, logo após a conquista do primeiro título mundial pela seleção brasileira, em 1958.
A loja, famosa nas décadas de 1950 e 1960, tinha em seu nome a junção das sílabas das palavras "duas calças", pois quem comprava um paletó e uma calça ganhava outra mais barata e ficava, assim, com duas calças. Com todo o sucesso que fazia na época, acabou sendo uma das primeiras marcas a contar com garotos-propaganda, entre eles Pelé e Emerson Fittipaldi.
O lançamento do livro será durante um Tour da taça da Copa do Mundo, promovido pela Coca Cola em 86 países, passando pelo Brasil nos dias 6 e 7/2, no Forte de Copacabana, no Rio, e 8 e 9/2, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O livro traz algumas inovações, como a opção de dez sobrecapas diferentes, em um projeto do designer Hélio de Almeida, e o fato de ser publicado em português e inglês.
O projeto empolga os envolvidos. "Escolhemos entre imagens consagradas, como a que Pelé aparece na frente de uma tuba, que forma uma auréola em sua cabeça (de Domício Pinheiro), em um jogo da seleção, e outras que mostravam algo novo", contou Saad. "Buscamos também uma narrativa diferente sobre o mito. O lado estético, é claro, também pesou, até porque o Pelé é um personagem que ajuda nisso, já que sempre mostrou uma perfeição nos movimentos.