NA TESSITURA DOS SIGNOS CONTEMPORANEOS - NOVOS OLHARES PARA A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Maria Zilda Da Cunha
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Com base em reflexões teórico-práticas que já vêm sendo realizadas sobre a premência de re-significar Pedagogia e Arte, o livro "Na tessitura dos signos contemporâneos - Novos olhares para a Literatura Infantil e Juvenil", agora editado por Paulinas, se constitui e visa contribuir com a leitura crítica de obras de literatura infantil e juvenil para erigir critérios que possam balizar novas seleções, análises e a mediação do professor entre a criança e a literatura.
A professora Maria Zilda da Cunha oferece mais do que uma fundamentação teórica para a leitura, análise e crítica da produção literária em língua portuguesa para crianças e jovens de hoje. Seu trabalho tece reflexões sobre a literatura do gênero, como fenômeno estético, considerando sua complexidade e intrínseca relação com a cultura, com a história e a evolução social, perspectiva que a compreende neste mundo representado por novas tecnologias comunicacionais e mediado por novas formas de produção de linguagem.
Recorrendo às categorias cognoscitivas apresentadas por Peirce (Charles Sanders) e incorporando estudos sobre as matrizes de linguagem e pensamento de Lucia Santaella, estudam-se três vetores de produção de linguagem: modo artesanal; processos mediados pela tecnologia; produções derivadas de matrizes numéricas. Nas sendas do literário, miram-se correlações da estética com a ética.
O diálogo intertextual se faz presente em todo trabalho e amplia-se na análise da tessitura dos signos em vozes e olhares da África, com Octaviano Correia em seu livro O país das mil cores e em treze obras de Angela Lago em suas artes e experimentações literárias, no livro e na hipermídia.