ATLAS: COMO EU FAÇO EM ENDOSCOPIA BARIÁTRICA
Eduardo Guimaraes Hourneaux De Moura
,
Bruno Da Costa Martins
,
Diogo Turiani Hourneaux De Moura
,
Flaubert Medeiros De Sena
,
Flavio Ferreira
,
Giorgio Baretta
,
Ivan Roberto B. Orso
,
Jimi Scarparo
,
Joao Paulo Pontual
,
Luiz Claudio Miranda Da Rocha
,
Marco Aurelio D?assuncao
,
Vitor Ottoboni Brunaldi
,
Thiago Alonso Domingos
,
Thiago Ferreira De Souza
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Sinto-me extremamente feliz por prefaciar o livro Atlas de Endoscopia Bariátrica. Faço-o na atitude de aprendiz, pouco comum a prefaciador. Quem prefacia tem geralmente a posição de quem apresenta ou até introduz apoiado em sua suposta capacidade e competência, em seu conhecimento e renome. É sempre a postura de quem pode julgar a obra que está prefaciando e avalizá-la para o público a quem se destina. Um prefácio é um costume antigo que se torna a legitimação ou a validação da autoridade.
Desta vez, porém, este prefaciador se põe na situação de quem tem o privilégio da prioridade da leitura de uma obra escrita pelos membros do Núcleo de Endoscopia Bariátrica da SOBED - Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva para anunciar a alegria do aprendido, do encontrado, do descoberto. É uma sensação de superação do discurso comum cheio de presunçosas certezas fáceis que dominam o conhecimento.
Esta é uma obra de construção coletiva, a partir de um projeto da SOBED 2018-2020, presidido pelo Dr. Jairo Silva Alves, que visa a difusão de conhecimento. Certos conceitos, antes aprisionados nas cadeias de definições fechadas, passam a ser repensados como categorias abertas e dinâmicas de um pensamento novo e complexo, projetando-se para o futuro e não se prendendo às polêmicas do passado.
Há algo de novo que promete mais do que remete, na visão de uma realidade em mudança, profundamente vinculada a uma prática acadêmica do processo de construção coletiva do conhecimento. Cada capítulo tem sua base na prática acadêmica, agregada à experiência pessoal, com conteúdo elaborado de maneira crítica e de forma muito criteriosa.
O cunho prático desta obra visa colaborar para sanar dúvidas e permitir uma maior compreensão dos achados endoscópicos durante a realização de um exame. Há embutida neste Atlas uma proposta aberta de agregar novos conhecimentos através de novas imagens e acarretar contribuições em edições futuras, não se tratando de algo fechado e ultimado.
Estou convicto da relevância desta contribuição e do cumprimento das metas estabelecidas.