Sinopse
A Missão de Tefé foi fundada pelos Missionários do Espírito Santo em Julho de 1897, um mês depois de terem chegado a Tefé.
A finalidade primeira desta missão era a evangelização dos índios da imensa região amazônica que ia desde Coari até às fronteiras da Colômbia e do Perú e desde o Alto Rio Negro até ao Alto Juruá. Aqui fundaram escolas e oficinas que recebiam não só alunos indígenas, mas também caboclos e daqui partiam, muitas vezes de canoa a remo, por esses rios e lagos acima e abaixo para dar assistência pastoral aos ribeirinhos.
Aqui esteve, de 1946 a 1968, o Pe Roberto van Meegeren, o qual, durante vários anos, assumiu as funções de diretor da Missão, mas também as de pároco da imensa paróquia do Divino Espírito Santo – Missão.
Actualmente, essas funções são da responsabilidade do Pe Firmino Cachada, de nacionalidade portuguesa e igualmente espiritano como o Pe Roberto. Missionário, sociólogo e escritor, para aqui veio de Roma, onde esteve ao serviço da administração geral da Congregação e dando formação técnica na área administrativa aos seus colegas espiritanos dispersos pelo mundo.
A ele se deve a publicação destas memórias do seu antecessor Pe Roberto van Megeren.