DIVERSIDADE DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DE QUATRO IGARAPÉS DO PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE
Alexandre Souto Santiago
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Nos corpos de água do nosso planeta, as comunidades de macroinvertebrados bentônicos tem grande importância, pois além de habitar a coluna de água estão também no sedimento do fundo e nas margens de diferentes ambientes aquáticos.
Muitas vezes essas comunidades de macroinvertebrados refletem as características desses ambientes, bem como possíveis alterações que possam ocorrer e, assim, podem ser usadosna avaliação da qualidade desses ambientes. Este estudo foi realizado em quatro Igarapés no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, uma unidade de conservação de proteção integral localizada no estado do Amapá que faz limite ao norte com a Guiana Francesa e com a República do Suriname, estando conectado, através do território da Guiana Francesa.
Observou-se que a comunidade de macroinvertebrados bentônicos nesses ambientes apresentou uma alta diversidade e riqueza de espécies que ocupam diversos nichos tróficos, indicando que os igarapés investigados apresentavam uma boa qualidade ambiental, como esperado, podendo, portanto, ser usados para comparações futuras em estudos similares.