A COZINHA BAIANA DE JORGE AMADO OU O LIVRO DE COZINHA DE PEDRO ARCHANJO COM AS MERENDAS DE D. FLOR
Paloma Jorge Amado Costa
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Paloma Jorge Amado Costa apresenta a cozinha baiana através das receitas dos pratos que alimentam e dão prazer aos personagens de seu pai, o escritor Jorge Amado: do Acarajé e do vatapá ao quitandê e à frigideira de maturi, pratos menos famosos mas não menos interessantes.
O Livro de Cozinha de Pedro Archanjo cobre os tira-gostos, os grandes pratos da comida de azeite, as frigideiras, as moquecas, os pratos da Rampa do Mercado, as aves, os pratos do mar e do rio, os assados de carne, as carnes-secas, as caças e os doces. As Merendas de Dona Flor tratam do grupo de pratos é comido não somente entre o almoço e o jantar, mas que compõe o café da manhã e o jantar baianos, feito de beiju e cuscuz, de bolos, de mingaus, de legumes e frutas, de biscoitinhos e de outras coisas, como requeijão frito ou fatia-de-parida com leite de coco, prato criado por Jorge Amado.
Os gostos de preferências dos personagens e do escritor, como comem, o que gostam de preparar, tudo amplamente mostrado em trechos selecionados a partir de uma pesquisa detalhada de toda a sua obra de ficção. As receitas, colhidas junto a grandes cozinheiras da Bahia, são ilustradas e explicadas com detalhes. É fácil para o leitor, mesmo se iniciando na cozinha baiana, seguir os passos de Quincas Berro d'Água, Tereza Batista, Pedro Bala, Maria Clara e Mestre Manuel, Gabriela e Nacib, Dona Flor e seus dois marido: Vadinho e Teodoro, Tieta do Agreste, Pedro Archanjo e da gente da Bahia.