Sinopse
Princípios de Economia Política é o primeiro grande tratado de economia do Brasil. Como fica claro, pelas próprias palavras de Cairu, essa obra se destina a descortinar o livre mercado e apresentar as ideias gerais de Adam Smith aos problemas daquela época. Lançado em 1804, a obra trata de um amadurecimento de outro título de sua autoria, Princípios de Direito Mercantil, de 1798.
Cairu, com Princípios de Economia Política, tinha a intenção declarada de iniciar várias obras de cunho basilar a fim de estruturar as influências corretas que pensava para o Brasil, isto é, introduzir vários temas, princípios e escolas de ideias ao novo mundo continental do qual fazia parte.
Nessa obra, por fim, podemos encontrar o primeiro projeto de desenvolvimento econômico realmente estruturado e pensado no – e para – o Brasil. Isso mesmo, o primeiro tratado de economia brasileiro é profundamente smithiano e, consequentemente, liberal.
Encontraremos aqui a germinal e influente defesa da liberdade econômica e política dos indivíduos e das propriedades, a força motriz para construção de um plano de industrialização nacional, a defesa da prosperidade social a partir do empreendedorismo, bem como a defesa de uma abertura de mercado indistinta através dos portos nacionais.
Cairu se apresenta como um pensador verdadeiramente original, ao mesmo tempo que embasado de uma forma madura nos princípios do liberalismo clássico. Uma obra elementar, instigante e fundamental para quem conhecer a riqueza de um dos maiores pensadores brasileiros.
Esta edição é uma adaptação acurada.