Sinopse
Nos últimos vinte anos o conceito de cultura escolar emergiu dentro do cenário daspesquisas em educação no Brasil. Compreendido como uma das facetas doprocesso de escolarização, ele engloba toda a vida escolar, ideias, corpos, mentes,objetos, condutas, formas de ser e fazer. Nesse trabalho investigamos, através dosanúncios de escolas publicados por professores particulares no Diário dePernambuco, algumas das características das culturas escolares anunciadas epotencialmente vividas na cidade do Recife entre 1880 e 1888. Nos anúncios, osdocentes apresentaram os endereços de suas escolas, algumas características dosprédios e espaços nos quais suas escolas funcionaram, os graus de instruçãopotencialmente ensinados (primário e secundário), as disciplinas oferecidas, osvalores morais orientadores do ensino, métodos de ensino, os objetivos a seremalcançados pelos alunos e etc. Dessas informações nos detivemos nos endereços,através dos quais mapeamos as escolas, localizando-as na geografia da cidade.Além disso, analisamos as descrições dos espaços escolares e dos métodosanunciados. Para investigar as características dos métodos de ensino anunciadossomamos, aos anúncios das escolas, a análise das cartilhas de alfabetização dosmétodos de Castilho, João de Deus e Intuitivo ou Lição das Coisas. Por fim,analisamos como e se as culturas escolares do Recife, nos últimos anos daescravidão, se relacionaram, ou não com os debates acerca da Abolição,característicos do período. Por fim, concluímos que nas culturas das escolasparticulares do Recife localizaram-se nos bairros centrais, estiveram abertas aosdebates pedagógicos característicos do período, mas se mantiverammajoritariamente distanciadas dos debates e propostas, tanto abolicionistas, quantoescravistas.