A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DO TELEJORNALISMO: E OS SABERES DE PAULO FREIRE NA PRÁTICA JORNALÍSTICA
Laerte Cerqueira
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Sinopse
A função pedagógica do telejornalismo descrita neste livro é um processo baseado em três dimensões: dos saberes, inspirados na obra Pedagogia da Autonomia, do educador Paulo Freire; da linguagem, com as características próprias de estruturação e significação; dos dispositivos didáticos, recursos acionados pelos profissionais na interpretação e construção dos fatos. Não tem a ver, claro, com a pedagogia da escola nem da família. E parte da percepção que a atividade é central na produção de um conhecimento do cotidiano, no entendimento e compreensão do mundo.
O (tele) jornalístico nunca foi preocupação central nas reflexões do educador Paulo Freire. Porém, ao analisar com mais profundidade as ideias do autor em Pedagogia da Autonomia, acreditamos ser possível estabelecer a aproximação de reflexões do educador com o trabalho do jornalista, enunciador pedagógico. Neste livro, mostramos como orientações e recomendações dadas aos educadores são aplicáveis ao método telejornalístico e à formação de novos profissionais. Também discorremos sobre a força e o papel da linguagem telejornalística e destacamos o papel dos dispositivos didáticos, acionados pelos profissionais, para contribuir com a construção de realidades nas telas.