Sinopse
Neste livro apresentamos resultados de estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE nos últimos cinco anos nos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Analisamos práticas de alfabetização, leitura e escrita construídas principalmente na Educação Básica, mas também na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Universidade. Todas as pesquisas baseiam-se numa perspectiva epistemológica que inclui o diálogo, prioritariamente, com os Novos Estudos do Letramento (NEL), a Pedagogia de Paulo Freire e as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre a linguagem. As pesquisas aqui relatadas partem do pressuposto de que a escola, a sala de aula e a universidade são espaços produtores de cultura, situados historicamente. Os processos educativos produzidos nesses espaços são mediados pelos(as) professores(as) e marcados por relações de poder e ideologia.