Sinopse
O presente trabalho foi elaborado com base no estudo dos jornais A Noticia (1924-1930) e O Municipio (1926-1929), matutinos editados na cidade de São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo. Tais fontes permitiram a elaboração de um panorama da cultura letrada de uma época e de uma região, já que os referidos jornais eram monopolizados pelos homens – e algumas mulheres – que durante a década de 1920 viveram numa localidade que passava por rápidas transformações, de malfadada “boca do sertãoâ€? a cidade recentemente urbanizada. A Noticia e O Municipio constituíam um mosaico das aspirações, desejos, medos e frustrações dos primeiros jornalistas da jovem cidade que crescia juntamente com seus órgãos de imprensa, bem como de ícones da elite ilustrada nacional, que tinham seus artigos transcritos em ambos os jornais. Naquele contexto, a educação assumia vários significados, desde a esfera estrita da escolarização até o âmbito dos costumes e valores morais. Os cronistas escreviam sobre medicina, doenças, literatura, raça, costumes, folclore, cultura e vários outros assuntos, dentre os quais se destacava a temática escolar, sempre voltada para a normatização de espaços e pessoas postas sob seu raio de ação, prenunciando assim a eclosão do movimento educacional renovador que se generalizou na década de 1930.