ALEXANDRA KOLLONTAI: FEMINISMO E SOCIALISMO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DO DIREITO
Paula Loureiro Da Cruz
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Paula Loureiro da Cruz retrata o pensamento da feminista marxista russa Alexandra Kollontai, que ficou conhecida no mundo por ser a primeira mulher na história contemporânea a ocupar o cargo de embaixadora em diversos países, e a exercer cargo pertencente ao alto escalão do governo presidido por Lênin durante o regime de transição socialista na Rússia, iniciado com a revolução de outubro de 1917.
Com relação à questão da mulher, os temas como “crise sexual”, “adultério”, “família”, “divórcio”, “paixão”, “maternidade”, “relacionamento entre os sexos”, “liberdade sexual”, “igualdade”, “libertação e emancipação da mulher” são tratados de maneira objetiva e aprofundada, possibilitando ao leitor a compreensão dos elementos que integram o feminismo marxista. Para Kollontai, o amor será o culto futuro da humanidade.
Com relação ao pensamento político de Kollontai, a obra delineia com rigor os debates travados no Comitê Central do partido comunista russo, em vista das dificuldades enfrentadas no contexto de guerra civil, miséria e devastação, na Rússia, durante o regime de transição.
Sobre o pensamento jurídico de Alexandra Kollontai, a autora elabora de forma inovadora a junção e sistematização dos pensamentos desta e Evgeny Pachukanis, o grande filósofo do Direito no marxismo. As constatações são surpreendentes.