Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

APRENDER A APRENDER NA ESCOLA

Ariana Cosme
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
É face às exigências políticas, sociais e culturais do mundo em que vivemos que temos que abordar o trabalho educativo nas escolas em função de outras finalidades, de um outro tipo de organização do trabalho pedagógico na sala de aula e de outras estratégias de mediação didática. O desafio é exigente, complexo e diversificado. Explica-se, em larga medida, pelo fato de se reconhecer que os alunos terão de ser estimulados a assumir um maior protagonismo como atores educativos, nomeadamente ao nível da gestão do processo de ensino e de aprendizagem que lhes diz respeito. Um objetivo cuja operacionalização coloca os professores perante problemas diversos, na medida em que não são, apenas, a melhoria das condições logísticas de trabalho nos contextos escolares, a mobilização de outros recursos educativos ou o alargamento do campo das experiências a viver pelos alunos que garantem, só por si, que tal objetivo se concretize. Não basta, também, acrescentar novas oportunidades educativas às oportunidades educativas já existentes para se mudar o que quer que seja. O que importa é, afinal, fazer com que as situações e as experiências já vividas nas escolas se constituam, de fato, como oportunidades capazes de proporcionar situações de desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos.É esta finalidade que justifica a publicação deste livro, através do qual se propõe uma reflexão e um conjunto de atividades que contribuam para que os alunos se possam autonomizar progressivamente como aprendentes seja em termos cognitivos, estratégicos e culturais, aprendendo a aprender. Finalidade esta que tanto corresponde a uma necessidade da vida das pessoas nas sociedades contemporâneas, como responde aos estudos que, no domínio da metacognição, acentuam o papel da autorregulação como um fator decisivo que permite sustentar a ocorrência de aprendizagens significativas e o desenvolvimento, concomitante, de competências de autoaprendizagem que contribuem para que os alunos possam se tornar mais capazes de definir estratégias, de refletir sobre estas, sobre os recursos e sobre as tarefas que irão permitir resolver os desafios e os problemas com que se defrontam, o que, entre outras coisas, favorece o seu desenvolvimento e afirmação como pessoas num mundo mais contingente e imprevisível.

Categoria
Editora Melo
ISBN-13 9788560911271
ISBN 8560911278
Edição 1 / 2011
Idioma Português
Páginas 123
Estante 0  0  0   0
Sua estante
5% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro