Sinopse
Aprender não é apenas armazenar a experiência acumulada pelos Antigos. Embora esta tenha o seu lugar, deve Ser reformulada. O Indivíduo já não pode acumular, durante a escolaridade, todos os conhecimentos de que virá a precisar ao longo da vida. Aprender é uma tarefa contínua. Aprender é sair em permanência das normas habituais ou das evidências do pensamento. A escola não pode mais limitar-se a transmitir a memória da sociedade, deve sim preparar-se para antecipar e inventar novas formas de vivência em comum. Toma-se necessário desenvolver interacções e cooperações entre as pessoas para favorecer a partilha do saber. Face às contrariedades físicas, fisiológicas, tecnológicas e económicas às quais os indivíduos estão irremediavelmente submetidos, é necessário opor (ou inventar) um novo projecto cultural. Ora, se esta proposição parece demasiado ambiciosa, o autor, apoiando-se na sua longa carreira de professor, avança com proposições práticas destinadas a melhor aprender, propõe uma redefinição do papel e lugar da escola e convida o leitor a reflectir numa outra onde o aprender seja o pivô.