Sinopse
A obra apresenta a trajetória de pesquisa do “Grupo de Estudos Horizontes: um oásis no tempo”, formado por profissionais da escola pública municipal da cidade de São Caetano do Sul, atuantes na educação básica em diferentes linguagens e campos de atuação. O fenômeno de estudo do grupo é o “ato educativo”, compreendido a partir da ciência e investigação encarnada (Motricidade Humana) e pela fenomenologia-hermenêutica, referenciados por autores como: Manuel Sérgio, Eugenia Trigo, Merleau Ponty, Paul Ricoeur, Alfonso López Quintás, entre outros. Procuramos responder a questão: Quais as essências do ato educativo?
Metodologicamente partimos das vivências educativas realizadas pelos membros do grupo, desvelando a realidade cotidiana pela ação compreensiva num exercício fenomenológico/dialógico entre essência e forma, ou seja, os modos de agir e seus sentidos.
A pesquisa tem revelado um conjunto significativo de essências e sentidos originários da experiência educativa. Pelos resultados compreendemos o “ato educativo” como: Espaço-tempo de autonomia lúdico-criadora, dimensão de formação de identidade, lugar de encantamento, assombro e descoberta; Dimensão de trocas, interação, entrelaçamento e diálogo; Realidade humana capaz de invocar de sentido, a criação de um âmbito propício ao conhecimento; Espaço/temporalidade onde emerge as realidades objetivas, subjetivas, intersubjetivas e transcendentes; Realidade que precisa considerar que a cognição é corpórea e resulta da interação sujeito-meio, dimensão repleta de narrativas e fenômenos histórico/sociais; Oportunidade de explorar a tarefa de edificar-se, de potencializar o si mesmo, isto é, criar uma espaço/temporalidade para o cuidado de si, para que o ser da ação (ser-motrício) encontre-se implicado no ato de conhecer; Oportunidade de potencializar e explorar as múltiplas linguagens na ação, superando assim as fragmentações disciplinares.
A partir desse esforço compreensivo, comprometido com as realidades educativas cotidianas, o grupo formula estratégias didático/pedagógicas alternativas, retornando ao cotidiano docente, reativando outras ações e assumindo a função difusora dessas criações. Essa obra apresenta referências para propor ações educativas além do tradicional “conteúdos, habilidades e competências”. Norteamos nossas compreensões educativas em torno da ação, do sentido, da relação, do valor, da narratividade e da interpretação, cuja matriz originária é o corpo que sente.