Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

AVALIAR AS ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO PARA QUÊ?: UMA ANÁLISE DO USO DOS RESULTADOS DO SARESP 2000

Cristiane Machado
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Este livro analisa a utilização dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, do ano de 2000, como instrumento para direcionar as ações no nível das Diretorias de Ensino, visando à melhoria da qualidade do ensino público.   A partir da referência à reforma do papel do Estado, à política educacional em São Paulo e à avaliação educacional, mais especificamente à avaliação de sistemas de ensino, detalhamos e aprofundamos a análise sobre o contexto de implantação e as principais características do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, assim como sobre a utilização dos resultados da avaliação de 2000 pelas Diretorias de Ensino.   Defendemos a tese de que, embora o SARESP tenha possibilidade de ser um instrumento para direcionar ações e políticas visando construir a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais, por estar alicerçado nos testes de rendimento dos alunos, tem sido utilizado muito mais para dar visibilidade a esses resultados por escolas, estabelecendo um ranking que gera a comparação entre elas.   Essa política faz parte de um movimento mundial de reformas educativas que buscam qualificar o ensino público com a criação de mecanismos que objetivam a competição entre as escolas. Ao fazer essa opção, essa política deixa de possibilitar que as escolas e as Diretorias de Ensino possam refletir sobre as condições nas quais os rendimentos dos alunos são alcançados e propor iniciativas, ações e alternativas que viabilizem a construção de uma escola pública de qualidade.

Categoria
Editora Crv
ISBN-13 9788562480645
ISBN 8562480649
Edição 1 / 2010
Idioma Português
Páginas 222
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro