Sinopse
contundente contra a organização do ensino por ciclos, por razões muito lógicas e claras. Atrás de toda ação há uma idéia. Atrás de toda prática, que é um conjunto de ações, há um conjunto de idéias, as quais podem configurar a teoria. A prática só sera eficaz se tiver por suporte um conjunto de idéias adequadas, articuladas e consistentes. Isto é, uma teoria sólida. Ora, este não é o caso dos ciclos. Eles não são suportadas por idéias, logicamente compatíveis, seja no âmbito da pedagogia, da psicologia, da antropologia ou da sociologia. E, por isso, absolutamente em consequência, não podem dar resultados positivos. Aí está, em todo o Brasil, o triste espetáculo de alunos, até depois de oito anos de escolariedade, sm sequer saber ler escrever. certamente servirá como subsídio para reorientar políticas educacionais e para ajudar a embasar a opinião pública e a comunidade dos interessados em educação, no sentido de uma consciente demanda de reparação deste erro histórico, como bem referiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.