Sinopse
Dizer que Smalltalk é a linguagem de programação orientada a objetos por excelência é desmerecê-la. Smalltalk inventou o conceito de orientação a objetos há vinte anos atrás e, como subproduto, o conceito de interação com o usuário através de janelas. Apesar de ser a linguagem mais citada como exemplo de uma linguagem de programação revolucionária, bem concebida e elegante, ela é uma das linguagens de programação da atualidade que mais carece de boa literatura. O objetivo deste livro é preencher esta lacuna. Smalltalk, ainda, é a única linguagem de programação comercialmente aplicada realmente orientada a objetos e, atualmente, vem ganhando uma importância cada vez maior. Os impedimentos que havia para que Smalltalk se tornasse uma linguagem de programação amplamente utilizada em softwares comerciais vinte anos atrás deixaram de existir. Hoje em dia, um computador com muita memória, um processador razoável e um monitor grande, com boa resolução gráfica, viraram lugares comuns e não há mais impedimentos ao desenvolvimento de software aplicativo comercial em Smalltalk. Isto tem se traduzido em um interesse crescente, principalmente por parte da indústria e de bancos, no desenvolvimento de software em Smalltalk, devido à facilidade e rapidez de modelagem de processos complexos oferecida por Smalltalk, como pela sua facilidade de adaptação de programas a requisitos em constante mutação. Este é um livro sobre a linguagem orientada a objetos Smalltalk, bem como suas técnicas de programação, metodologia de modelagem orientada a objetos visando a geração de programas em Smalltalk, além de um guia de programação para vários tipos de aplicações usando Smalltalk, desde aplicações gráficas e de Inteligência Artificial até aplicações cliente-servidor na Internet. Foi concebido para ser tanto um livro para o ensino da programação em Smalltalk como um livro de consulta e referência. Por isso, este livro pode ser usado como texto em um curso de programação orientada a objetos e, também, servir por muito tempo como manual de referência de técnicas de programação orientada a objetos.