CULTURAS ANCESTRAIS E CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA: NOVAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
Daniel Bidia Olmedo Tejera
,
Dirce Thomaz
,
Elaine Cristina Moraes Santos
,
Jamile Borges Da Silva
,
Jefferson Barbosa
,
Kleber Galvao De Siqueira Junior
,
Maria Teresa Loduca
,
Maria Patricia Hetti
,
Ohara De Souza Coca
,
Valdenor S. Dos Santos Santos
,
Monica Do Amaral
,
Rute Reis
,
Cristiane Dias
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
O leitor encontrará nesta coletânea um conjunto de estratégias didáticas renovadas, entremeadas por relatos de experiências de docências compartilhadas entre pesquisadores da universidade, artistas populares e professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Tratam-se de propostas amadurecidas ao longo de três anos de pesquisa em duas escolas públicas, EMEF Saturnino Pereira, situada na Cidade Tiradentes e EMEF Roberto Mange, no Rio Pequeno, cujo objetivo era construir, com os professores, estratégias de aula e a construção prática de atividades que contemplassem as artes ancestrais, como a capoeira e o maculelê e contemporâneas, como o Hip-Hop e o funk, para o ensino de história da África e culturas afro-brasileiras.
Nossa proposta surgiu das dificuldades encontradas para a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas de ensino fundamental e médio. Pretende contribuir para a descolonização do currículo e provocar tensões no interior da própria transmissão do saber técnico-científico veiculado pelas disciplinas escolares, além de criar novas estratégias didáticas para o ensino de história, literatura, geografia, inglês, português, educação física, entre outras disciplinas, por meio da música, da poesia, da dança e de lutas ancestrais.