Sinopse
Com este estudo sobre a história da educação paraibana, pretende-se analisar o processo de expansão e consolidação da educação escolar primária pública na Paraíba de 1849 a 1949. Examinando-se o material coletado para a pesquisa, constata-se, na organização escolar paraibana, a existência de dois longos períodos, com características particulares, aqui denominados era das cadeiras isoladas e era dos grupos escolares.
A pesquisa apoiou-se em vasta documentação. Foram revisitados discursos, falas, mensagens e relatórios de presidentes do país e de presidentes e governadores do estado da Paraíba, bem como relatórios de diretores da instrução pública e coleções de leis e decretos. Também foram examinados periódicos, dentre os quais destacamos – além dos almanaques – as revistas e os jornais destinados, especificamente, ao professorado, como a Revista do Ensino e o jornal O Educador.
Esta obra contribui para o entendimento e a construção de um saber sobre a história da educação no Brasil, pontuando suas análises com base em uma unidade da nação brasileira da qual pouco se conhece quanto às especificidades históricas no âmbito da educação.