Sinopse
Como recuperar o ideal de fraternidade na ordem contemporânea? Como compreender a fraternidade em sua dupla expressão – tolerância e solidariedade? Como assegurar o direito à diferença na realização dos direitos humanos e na proteção à dignidade humana? Qual deve ser o papel do Poder Judiciário ao enfrentar conflitos envolvendo o direito à diferença? Como construir uma prestação jurisdicional constitucional comprometida com a fraternidade? São estas as questões centrais que inspiram esta instigante obra.
Ao aliar a vocação acadêmica com a experiência profissional de magistrado federal, o autor permite, ao mesmo tempo, teorizar a prática e praticizar a teoria, oferecendo uma primorosa contribuição ao debate público a respeito da igualdade, diferença, tolerância e fraternidade, bem como ao desafio de repensar o papel do Poder Judiciário sob a perspectiva ética dos direitos humanos, orientada pelo valor da fraternidade.
Flávia Piovesan
Professora doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos da PUC-SP, Professora de Direitos Humanos dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP, da PUC-PR e da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha).