Sinopse
    
      Desde Jules Ferry, a laicidade na escola tem-se manifestado pela supressão do  ensino religioso. Hoje, com o apaziguamento das lutas ideológicas na França, o  pluralismo e o direito reconhecido por todos a liberdade de consciência caracterizam  nossa sociedade.  Assim surgem novas atitudes em relação ao fato religioso, marcadas de tolerância   e de curiosidade e traduzindo uma demanda de acesso total a cultura. No entanto,  ao lado dessa curiosidade, sensível sobretudo no mundo editorial e no cinema, uma  ignorância profunda toma o patrimônio judeu-cristão inacessível aos jovens ou ao  grande público. De fato, um número crescente de crianças e de adolescentes não   recebem nenhuma educação religiosa. Por mais apegados que sejamos a laicidade -como  respeito a pluralidade -, não nos resignamos a ignorância. Entre as disciplinas  escolares, a história, a literatura, a filosofia, as artes padecem do desconhecimento  das referências fundamentais as quais as obras e a linguagem remetem constantemente. Parece, pois, que, bem distinta do ensino propriamente religioso, existe uma  necessidade de transmitir as chaves de um tesouro comum a Europa. E para responder a esta carência que concebemos a idéia deste dicionário.