DIREITOS NEGADOS - UM RETRATO DA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Renata Mieli (org. ).
(1) votos | (0) comentários
Sinopse
No período eleitoral de 2014, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé produziu uma série de reportagens sobre questões relacionadas à comunicação e os prejuízos que a falta de leis, regras e limites para o setor causam à sociedade brasileira e à democracia. A série virou o livro Direitos negados - Um retrato da luta pela democratização da comunicação.
São 17 reportagens, distribuídas em 186 páginas, abarcando diversos temas ligados à área de comunicação – Concessões Públicas de Radiodifusão, Rádios e TVs Comunitárias, Banda Larga, Software Livre, Direito de Resposta, Classificação Indicativa, Conselhos de Comunicação, Comunicação Pública, entre outros.
Organizadas por Renata Mielli, a publicação traz reportagens dos seguintes autores, além da própria organizadora: Altamiro Borges, Felipe Bianchi, Claudia Rocha, Fernando Damasceno, Joanne Mota, Luana Bonone, Érika Ceconi, Thiago Cassis, Theófilo Rodrigues, Vanessa Martina Silva, Ana Flavia Marx, Fabrício Solagna e Thaís Rucker.
Como anexo, o livro traz o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática. “O livro faz diagnósticos, mas também aponta caminhos, dá pistas de como resolver problemas em várias áreas da comunicação”, opina Altamiro Borges. Para o presidente do Barão de Itararé, a qualidade do livro é que, além de ser muito atual e somar diversos assuntos, é um material de fácil acesso. “Os debates em torno da mídia, geralmente, são complexos e restritos a especialistas. O formato da reportagem, com entrevistas, aspas e dados, deixa ele bastante acessível”, avalia.