Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: INSTRUMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO

Keila Deslandes , Nira Fialho
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
A transformação de atitudes e comportamentos referentes a aspectos arraigados em nossa cultura, causadores de persistentes injustiças em nossa sociedade, é um dos maiores desafios em qualquer processo de educação social. Este trabalho propõe instrumentalizar atores sociais no ambiente escolar, para identificar atitudes preconceituosas e comportamentos discriminatórios nas interações sociais ao seu redor e para orientar o planejamento de intervenções ao abordá-los. De forma objetiva e sucinta, Nira Fialho e Keila Deslandes tratam seu difícil tema de forma didática, sem descuidar de sua complexidade. Iniciando por distinguir os conceitos básicos de que trata – preconceito e discriminação – e apresentando dados sobre sua ocorrência e impacto nas escolas brasileiras, o livro convida a uma reflexão crítica e à ação, alertando, no entanto, sobre o caráter interativo de todo processo de mudança social, demandando paixão e flexibilidade de quem embarca nesta empreitada. Por fim, o livro traz um roteiro para o planejamento e implementação de intervenções na temática de que trata, no qual o leitor encontrará um instrumento que favorece tanto a reflexão sobre todas as etapas do planejamento, quanto as orientações para sua execução. Assim, este livro contribui de forma valiosa para que atores sociais na escola lidem com os problemas do preconceito e da discriminação observados no ambiente escolar, melhorando o desempenho acadêmico e promovendo uma sociedade democraticamente inclusiva e socialmente igualitária. Sylvia Favarini Mitraud PhD em Sociologia Yale University

Categoria
Editora Grupo Autêntica
ISBN-13 9788575264812
ISBN 8575264818
Edição 1 / 2010
Idioma Português
Páginas 80
Estante 0  0  0   0
Sua estante
11% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro