Sinopse
O que é o Tele-ensino? Qual a natureza da atividade docente no Tele-ensino? Quais os saberes mobilizados pelo orientador de aprendizagem para dar conta de sua tarefa no contexto escolar? Isabel Maria Sabino de Farias analisa essas questões em Docência no Tele-ensino: saberes e práticas. Inicia com uma discussão sobre os modos de ação na prática educativa, focalizando a ação instrumental e interativa e desenvolvendo o conceito de educação como ação social. Em seguida, reporta-se aos modos de saber, as suas diferentes concepções, apresentando o ensino como atividade fundamentada em saberes específicos e o docente como produtor de saber, os quais são mobilizados na sua prática. Para discutir a atividade docente no tele-ensino destaca dois eixos: o caráter racionalizado do ensino e o caráter sócio-cognitivo do ensino-aprendizagem. No primeiro, apresenta a ordem pedagógica estabelecida para a tele-sala nos aspectos que envolvem a concepção da atividade de ensino, como: objetivos, conteúdos, metodologia e tempo curricular. O segundo aborda a prática pedagógica concreta do orientador de aprendizagem, caracterizando-a a partir das ações realizadas no âmbito do ensino-aprendizagem. Sinaliza, então, as razões das ações desses atores, evidenciando, assim, os saberes mobilizados.