EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A PRÁTICA DE PROJETOS - VOL.3 - SÉRIE CADERNOS DE FORMATAÇÃO
Sheila Ceccon
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Sinopse
A realização da educação ambiental crÃtica coloca em estreito diálogo o conteúdo estudado na escola e o contexto vivido pelas crianças; coloca o currÃculo â??a serviçoâ? da compreensão da realidade e da intervenção no mundo, prática realizada pelas educ adoras cujos projetos estão relatados nesta publicação. A prática pedagógica através de projetos favorece o rompimento não só com a descontextualização do conhecimento escolar, mas também com sua compartimentalização. Ã? possÃvel afirmar que a autonom ia conferida a alunos e educadores, no programa de educação ambiental analisado neste Caderno de Formação, contribuiu para o rompimento do imobilismo provocado pelo ensino descontextualizado. Contextualização, não fragmentação e intervenção na realid ade, somadas à participação de crianças e educadores na definição de temas e estratégias a serem estudados e desenvolvidos, promoveram uma educação polÃtica. Afinal, o currÃculo que praticamos, o conhecimento que construÃmos, está a favor do que e de quem? Como nos ensinou Paulo Freire (2000, p. 86), â??há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente, como se misteriosamente, de repente, nada ti véssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós deleâ?.