Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

EDUCAÇÃO, AMBIENTE E APRENDIZAGEM SOCIAL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES À GEOCONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Vania Maria Nunes Dos Santos , Pedro Roberto Jacobi
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
O livro aborda as relações entre educação, ambiente e aprendizagem social promovidas com a formação de professores em contribuição à geoconservação e sustentabilidade. Apresenta de forma compartilhada os processos e produtos resultantes de um estudo de caso com professores da educação básica, comunidade, gestores públicos e pesquisadores de diferentes instituições. Teve por referência o projeto Geoparque Ciclo do Ouro, em contribuição ao seu processo de implantação no município de Guarulhos-SP. A participação, envolvimento e negociação de diferentes atores sociais e seus interesses no processo de geoconservação - multi stakeholders - são importantes para a construção de formas inovadoras de gestão e governança local. No processo de governança ambiental, destaca-se a importância da aprendizagem social. Seus referenciais inserem-se nas práticas socioambientais educativas de caráter colaborativo e contribuem na construção de uma nova cultura de diálogo, participação e corresponsabilização. Base para a aprendizagem da cidadania, a aprendizagem social implica em (re)conhecer o lugar/ambiente e aprender na e da realidade socioambiental com metodologias participativas. Nesse contexto, o ensino em Geociências na perspectiva da aprendizagem social contribui tanto para o estudo do lugar/ambiente como para o desenvolvimento de práticas socioeducativas sensibilizadoras e propiciadoras de uma sintonia fina entre conhecimento e cidadania para geoconservação e sustentabilidade. Nossa expectativa é a de as reflexões e possibilidades aqui apresentadas mostrem a complexidade que envolve a temática abordada, bem o necessário diálogo interdisciplinar capaz de relacionar educação e ambiente em uma nova perspectiva.

Categoria
Editora Crv
ISBN-13 9788544425619
ISBN 8544425615
Edição 1 / 2018
Idioma Português
Páginas 248
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro