Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

EDUCAÇÃO, (AUTO) BIOGRAFIAS E INCLUSÃO: ENTRE A ESCUTA E A ESCRITA DE SI

Francisca Maria Gomes Cabral Soares , Ana Lucia Oliveira Aguiar , Maria Da Conceicao Fernandes De Franca , Emerson Augusto De Medeiros
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Educação, (auto) Biografias e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si é um livro escrito com a vontade de dizer com alma, de purgar experiências e vivências compartilhadas na interação daqueles e com aqueles praticantes da vida com a diversidade. Tem o desejo de convidar a uma travessia por histórias de vida e inclusão na escuta de si e do outro, no querer dizer que se faz na relação de aproximação, de estranhamento, de desnaturalização da vida cotidiana. Seus autores, membros do Grupo de Estudos e Pesquisa intitulado “Educação Memória, (Auto) Biografia e Inclusão” (GEPEMABI), apresentam as marcas vividas no erguer aqueles com quem ladrilham, passo a passo, na edificação do bem sonhado no coletivo para o engajamento social. Recolher-se para voltar-se ao e com o outro, para si e para o outro, no exercício do aprender a conviver, a ser, a conhecer, no para aprender e reaprender o dia a dia nos plurais espaços de aprendizagem. São textos cujos nascedouros dizem da comunidade humana, e cujo propósito é compartilhar a superação do olhar estigmatizante sobre o outro, da leitura das práticas pela via da acessibilidade, da eliminação de barreiras atitudinais, da viabilização da cultura da paz. Após experiências construídas na região de fronteira onde as diversas formas de saber e de fazer se tocam os autores imprimiram a escrita para a partilha e o propósito de permitir mudanças na relação entre os sujeitos da vida na educação, na aprendizagem, na produção do conhecimento. Ao ser levantada a ideia pela (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da (Auto) Biografia de professores como uma prática reflexiva para a escrita de si e do outro se tem o desejo de identificar de que forma os professores praticam a docência na valorização do aprender a viver, a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum em espaços de aprendizagem e de sociabilidade. Colocado pelos dispositivos trazidos pelos autores nos capítulos edificados para este livro, a discussão sobre a docência em seu percurso da prática não deve deixar de lado os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação É uma questão que provoca a formação humana para o desenvolvimento profissional docente, sua formação e importa trazer à discussão a necessidade de levar a efeito o presente estudo sobre a (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da Educação como uma prática reflexiva para a inclusão através do exercício da escuta (Auto) Biográfica. Ressaltamos nossos agradecimentos aos leitores, convidando-os à viagem pelos sons, tons e marcas de vida e de vivências impregnados nas linhas dos textos deste livro.                                                                                                                                       Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Categoria
Editora Crv
ISBN-13 9788544414651
ISBN 8544414656
Edição 1 / 2017
Idioma Português
Páginas 324
Estante 0  0  0   0
Sua estante
4% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro