EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O ENSINO BILÍNGUE E OS GUARANI E KAIOWÁ
Cassio Knapp
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Sinopse
Parece ser paradoxal que, ao longo da história, os modelos de alfabetização e letramento que conseguiram ampliar o uso da língua guarani escrita foram desenvolvidos com objetivos evangelizadores, proselitistas e civilizatórios. De outra sorte, pelo menos nas últimas três décadas, temos visto a consolidação de um modelo que se apresenta definidor de uma proposta de Educação Escolar Indígena específica e diferenciada. Assim, esta obra traça uma análise dos processos educativos escolarizados que atingiram as populações Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, principalmente apresenta uma síntese sobre o ensino bilíngue desenvolvido nestes processos educativos. Com uma metodologia interdisciplinar o livro aborda como os indígenas se apropriaram dos processos de escrita no modelo de escolarização das Reduções Jesuítico-Guarani, a forma como foi desenvolvido o ensino de língua indígena e da língua portuguesa na escola da Missão Evangélica Unida, na Reserva Indígena de Pirajuí, localizada no município de Paranhos, MS e os mais recentes cursos de formação de professoras e professores indígenas.