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EDUCAÇÃO PÚBLICA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: MEDIAÇÕES E CONTRADIÇÕES

Raimundo Sousa
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Sinopse
O debate acerca da democratização da gestão é cada vez mais relevante, tendo em vista que ainda não temos implementado um projeto justo e democrático de sociedade em que todos participem dos debates, das tomadas de decisões e do controle e avaliação das políticas públicas, até porque ainda são fortes os ranços de autoritarismo e conservadorismo. A democratização da gestão é um processo lento e gradual porque a construção de uma gestão democrática passa também pela implementação de uma educação democrática, o que requer ações e projetos para além dos estabelecidos na democracia representativa burguesa, na qual ainda prevalece forte concentração de poder. Dessa forma, ainda é necessário criar condições que ampliem a possibilidade de efetivação da democratização da gestão educacional. Dentre elas, destaca-se a participação da sociedade por meio de ampla organização civil para o exercício da fiscalização e do controle das ações do Estado. Além disso, no contexto dos sistemas de ensino, especialmente local, é necessário que se tenham Conselhos de educação e outras instituições atuantes que possibilitem diálogos, participação efetiva da comunidade escolar na defesa do interesse coletivo, na discussão e na efetivação das políticas educacionais, e que isto tenha reflexo principalmente no âmbito das escolas, possibilitando as relações horizontais entre os sujeitos escolares para o exercício pleno da liberdade de expressão, da autonomia, da participação, da transparência da gestão e do compromisso de todos com uma sociedade emancipada.

Categoria
Editora Crv
ISBN-13 9786525101675
ISBN 6525101670
Edição 1 / 2021
Idioma Português
Páginas 382
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