Sinopse
Este livro corresponde a dissertação de Mestrado em Educação, realizado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus Joaçaba-SC. Visa contribuir em direções para o desenvolvimento de uma perspectiva sobre educação musical nas escolas de educação básica, sob um olhar da estética. Desde que foi criada a Lei n. 11.769/08, que regulamenta a música como componente curricular obrigatório, ainda não existem métodos educacionais definidos para o ensino da música nas escolas. Nesse sentido é que se julga importante o jogo e o lúdico a partir de uma educação estética, em que norteará novos horizontes em torno da prática pedagógica musical. Assim, a educação musical com a contribuição do jogo e do lúdico oportunizará o aprendizado musical. Para fundamentar o mesmo, é utilizado o arcabouço teórico de Friedrich Schiller e Hans-Georg Gadamer que se baseiam no conceito de jogo e lúdico, entrelaçando assim, o diálogo entre os autores aqui apresentados. Portanto, este livro apresenta uma pequena contribuição em relação aos preceitos da educação musical.