ENSINO MÉDIO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, TENDÊNCIAS E PRIORIDADES
Unesco (ed. ).
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Sinopse
"Enquanto a educação básica, seja qual for a sua duração, deve ter por objeto das respostas às necessidades comuns ao conjunto da população, o ensino secundário deveria ser o período em que os talentos mais variados se revelam e desenvolvem. Os elementos do tronco comum (línguas, ciências, cultura geral) deveriam ser enriquecidos e atualizados de modo a refletir a mundialização crescente dos fenômenos, a necessidades de uma compreensão intercultural e a utilização da ciência a serviço de um desenvolvimento humano sustentável. Por outras palavras, é preciso preocupar-se mais com a qualidade e preparação para a vida, num mundo em rápida transformação, frequêntemente submetidoao império da tecnologia. Em todos os lugares em que teve ocasião de se reunir, a Comissão manifestou a esperança de ver o ensino formal, e especialmente o secundário, desempenhar junto dos alunos um papel cada vem mais importante na formação das qualidades de caráter de que necessitarão, mais tarde, para se anteciparem as transformações e se adaptarem a elas. Os alunos devem poder adquirir na escola instrumentos que os habilitm, quer a dominar as novas tecnologias, quer enfrentar os conflitos e a violência. É preciso cultivar neles a criatividade e a empatia de que terão necessidade para serem, na sociedade de amanhã, cidadãos ao mesmo tempo atores e criadores."Jacques Delors (coord.) Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI