EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E PESQUISA DOCENTE - IMPORTADO
Darli Collares
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Sinopse
O estudo das ações no contexto escolar, aqui apresentado, foi realizado tendo como suporte teórico a Epistemologia Genética e desencadeado pela investigação do significado das ações docentes numa abordagem construtivista. Destacando a complementaridade da teoria piagetiana em relação à teoria de Paulo Freire, na pesquisa empreendida, este estudo deixa evidente a atualidade e relevância da Epistemologia Genética a transformação do fazer escolar. Nele são apresentadas situações didáticas efetivamente vivenciais pela autora, no convívio diário e continuo com os seus alunos, e realizadas análises teóricas com o objetivo de demonstrar como, sob o enfoque construtivista e a adoção do Método Clínico, adaptado a coletividade da sala de aula, podem ocorrer o planeamento contínuo, as intervenções e investigações docentes. A sala de aula, vista como contexto de relações, e o espaço no qual a interdependência das ações vai definindo a hist6ria dos grupos, na quotidianidade das suas interações, tecendo, assim, a construção do conhecimento.