Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

ESCOLA, CULTURA E COMUNIDADE: A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UM CONTEXTO DE FRONTEIRAS

Angela Maria Leite Peizini
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
A fronteira não é o lugar onde as coisas acabam, mas sim o lugar onde elas começam (HEIDEGGER, 2012). Essa frase foi o ponto de partida para pensarmos esta obra e trazer para o debate as vivências dos professores e das professoras do campo, em uma realidade de limites entre municípios, os quais chamamos de fronteiras. As fronteiras, neste texto, não se restringem apenas ao território, ao limite geográfico, mas também, e principalmente, à cultura. Aquele professor ou aquela professora que saem do seu contexto para atuarem em outro diferente trazem consigo inúmeras marcas de sua cultura e, no decorrer do trabalho, das idas e das vindas, adquirem novos hábitos, novos costumes e também repassam os seus. A cultura é aquilo de mais significativo que pode ser caracterizado em um território. Nesse sentido, pautamo-nos na ideia heideggeriana de que a fronteira possibilita trocas entre entidades que se reconhecem mutuamente como diferentes, permitindo a proximidade e a distância entre homens e coisas. Escola, cultura e comunidade: a educação do campo em um contexto de fronteiras é, portanto, um convite ao leitor para pensar acerca da real necessidade que temos de conviver uns com os outros e que cada um, a seu modo, é indispensável para a construção do conhecimento, para a feitura de uma educação mais humana e mais justa, despertando as potencialidades e o interesse pela coletividade.

Categoria
Editora Appris
ISBN-13 9788547313432
ISBN 8547313435
Edição 1 / 2018
Idioma Português
Páginas 187
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro