Sinopse
A presente tese Famílias e Educação: parceiras? é o resultado da pesquisa decampo, na perspectiva qualitativa, que teve como objetivo refletir a partir da óticadas famílias sobre o espaço da educação infantil como espaço de participação ativadas famílias no processo educacional de seus filhos. O universo da pesquisa foramas famílias das crianças de zero a cinco anos atendidas no Centro Municipal deEducação Infantil Tenente Afonso Câmara Filho no município de Barretos/SP. Estetrabalho foi organizado em quatro seções que têm como ponto de partida,Construindo a Pesquisa, as reflexões dos sujeitos da pesquisa, desvendando oespaço da educação infantil sob a ótica das famílias. Na seção II, refletimos sobre ocontexto da família e a relação com a escola, abordando os retratos de família nasociedade contemporânea no contexto social, político e econômico. Em seguida, sãoapresentadas as funções da família e a visão que elas têm sobre a escola. Na seçãoIII, apresentamos a caminhada histórica da educação infantil no Brasil e o seureposicionamento nas legislações brasileiras, principalmente na Lei de Diretrizes eBases da Educação Nacional Lei nº 9394/1996, que preconiza a educação comoespaço democrático. Ainda nessa seção, abordamos a escola de educação infantilcomo espaço efetivo de uma cultura de participação. Na seção IV, resgatamosaspectos relacionados ao espaço da educação infantil como uma possibilidade deconstrução de uma cultura participativa vinculada à garantia de uma gestãodemocrática. Nesse sentido, esta nova perspectiva deve considerar a história e osconhecimentos das famílias no propósito de uma nova escola democrática e cidadã.E por fim, tecemos nossas considerações finais sobre o presente estudo.