Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

FORMAÇÃO COLABORATIVA E DOCÊNCIA: AS POSSIBILIDADES E OS DESAFIOS

Eulalia Vieira
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Originado na minha Tese de Doutoramento na Universidade do Minho, em Portugal, defendida em junho de 2016, este livro discute a relevância da formação continuada numa perspetiva colaborativa e o seu contributo para a melhoria do trabalho docente e, consequentemente, para o desenvolvimento profissional dos professores. Discutir o valor da formação colaborativa de professores, no interior das Escolas, tendo como suporte uma Comunidade de Prática, num tempo de incertezas e de demandas de toda ordem para o trabalho dos professores, implica refletir sobre um paradigma formativo que considera os professores como atores e autores da sua própria formação. Há que se envolver as escolas na criação de culturas colaborativas, em que ensinar e aprender sejam vistos como processos interativos e solidários e a escola se transforme num espaço não só de trabalho para professores e estudantes, mas também num espaço formativo para ambos. Nesse sentido, a publicação desta obra justifica-se, sobretudo, pela discussão teórica fundamentada e consistente sobre a relevância das Comunidades de Prática, e pela análise que faz de uma experiência (trans)formativa pautada na colaboração de professores, possibilitando, sem dúvida, alavancar um processo de transformação das práticas de formação continuada de professores nas diversas modalidades e nos diversos níveis da educação.

Categoria
Editora Chiado Books
ISBN-13 9789895279821
ISBN 9895279825
Edição 1 / 2020
Idioma Português
Páginas 156
Estante 0  0  0   0
Sua estante
5% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro