Sinopse
Num momento em que a sociedade, em geral, está ciente da necessidade e da importância da educação sexual no processo educacional, é urgente que pensemos na questão da formação dos educadores para o desempenho dessa tarefa, uma vez que a formação acadêmica, há muito, vem sendo falha nesse sentido. O que é fundamental para se formar o educador sexual? Além da formação técnico-científica, que outros elementos são essenciais e não podem ser desconsiderados, com risco de se comprometer todo o processo? Quais as possibilidades e os limites desse desafio? Tendo como base a sua experiência em formação de educadores sexuais, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a autora responde a essas e outras questões, neste livro que é fruto de sua tese de doutorado em Educação. Com cuidado para que seu trabalho não seja visto como modelo ou padrão, ela mostra, passo a passo, como o realizou e o que constatou quando resolveu acompanhar, posteriormente, os professores que foram 'preparados'. A diretriz norteadora da formação continuada proposta neste livro encontra-se no modelo reflexivo de formação, vindo corroborar a importância da experiência, da história de vida, da prática pedagógica e do saber construído pelos professores.