Sinopse
A idealização desta obra respondeu a uma inquietação dos organizadores, que acompanharam o deslocamento da aprendizagem dos estudantes de Odontologia para os cenários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante anos sem, contudo, que uma preparação acadêmica ou técnica acompanhasse e sustentasse essa mudança.
Muitas foram as discussões entre educadores e gestores/profissionais dos serviços de saúde a esse respeito, quando as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia apontaram essa necessidade, porém, de maneira pouco pragmática e ordenadora, o que fez com que a prática se antecipasse à preparação e os estudantes começassem a atuar no SUS, sob supervisão, mas sem a devida reflexão sobre o tipo de aprendizagem que se adotava.
A trajetória dos organizadores sempre esteve muito próxima da inovação pedagógica na formação odontológica, com incorporação da aprendizagem no SUS, e permeou o desafio de organizar esta obra com muitos elementos da prática docente assistencial dos dois, porém, alinhada à informação que a literatura técnico-científica tem disponibilizado sobre o assunto.