Sinopse
Quais são as origens históricas do movimento pela inclusão social de pessoas com deficiência? Qual o papel da educação especial nesse contexto? Quem são os alunos com necessidades educacionais especiais? O que dizem os textos legais sobre a educação desses alunos? Em que perspectiva deve estar assentada a formação dos professores? O debate envolvendo reflexões para a resposta a essas, entre outras questões, é estimulado nesta obra, que visa proporcionar a pais e educadores uma reflexão crítica sobre os fundamentos que permeiam a Educação Especial no Brasil, de acordo com os seguintes eixos temáticos: História e deficiência, Políticas Públicas e Inclusão Escolar, Currículo e Educação Especial e Formação de Professores. Dessa forma, você é convidado a conhecer: as concepções e práticas relacionadas às pessoas com deficiências na história, a transição entre e a integração e a inclusão social das pessoas com deficiência, os fundamentos teóricos e legais da educação especial e da inclusão, as terminologias que definem o alunado alvo da educação especial, a organização curricular na escola inclusiva,