Sinopse
Os 14 capítulos do livro estão organizados em três partes. A Parte 1 (Fundamentos para competitividade) trata de alguns dos elementos essenciais para se iniciar a busca pela competitividade: pessoas (Capítulo 1), conhecimento organizacional (Capítulo 2), gestão de projetos (Capítulos 3 e 4) e energia e meio ambiente (Capítulo 5).
A Parte 2 (Funções e sistemas empresariais) apresenta instrumentos já consagrados pelo uso e que já se mostraram bastante eficazes na geração de vantagem competitiva. São eles: automação (Capítulo 6), gestão integrada (Capítulo 7), sistemas produto-serviço (Capítulo 8), design x sistemas certificáveis (Capítulo 9) e desenvolvimento de produtos (Capítulo 10).
A Parte 3 (Além das fronteiras da organização) discute a relação da competitividade com elementos que vão além das próprias empresas individualmente, ou seja, contemplam, de formas distintas, a relação da empresa com sua cadeia. Ela abrange os seguintes temas: tomada de decisão na cadeia de fornecimento (Capítulo 11), gestão de desempenho em contextos colaborativos (Capítulo 12), desempenho de fornecedores (Capítulo 13) e, finalmente, logística reversa e sustentabilidade (Capítulo 14).