Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE UNIVERSIDADES: INCORPORAÇÕES E FUSÕES

Fernando Antonio Colares Palacios
(0) votos | (0) comentários

Sinopse
Processos de fusões e incorporações no campo das Instituições de Ensino Superior Privadas que ocorreram no Brasil a partir de meados da década de 2000 trouxeram impactos nas dimensões acadêmica, de gestão e institucional, afetando as identidades e as imagens dessas instituições. Este estudo analisa as percepções sentidas pelos alunos em relação à identidade e imagem organizacional em um processo de incorporação empresarial de uma Instituição de Ensino Superior Privada (IESP). A escolha do tema foi norteada no objetivo de descobrir como os alunos percebem as mudanças derivadas deste processo de incorporação, tendo em vista que as Instituições de Ensino Superior, principalmente as universidades, se constituíram historicamente e socialmente em um ambiente institucional mimético, no qual as construções internas e as imagens internas e externas estão consolidadas na memória dos sujeitos envolvidos. Como base teórica foram utilizadas as Teorias da Identidade, Social da Identidade, os conceitos de imagem e identidade organizacional, e as Teorias dos Recursos e dos Stakeholders. A pesquisa foi realizada com alunos de 42 cursos da IESP, pertencentes a todos os períodos letivos de integralização destes cursos. Como instrumentos de coleta foram utilizados a aplicação da técnica grupo focal, análise documental e uma análise netnográfica. A análise dos dados se deu a partir do instrumento Análise de Conteúdo. Os resultados verificados demonstraram que o impacto na identidade e imagem após o processo de incorporação da universidade se deu sob duas dimensões, a imediata e a em reconstrução, tendo em vista que, no momento exato da incorporação, a percepção dos alunos se deu muito em relação à identidade percebida da organização "A" antes da incorporação, e à medida que as ações estratégicas, de práticas de gestão e operacionais foram sendo implementadas na organização "AI" apresentam-se sinais de que esteja em construção uma nova identidade e imagem, uma vez que os alunos já possuem identificações também com a nova realidade proposta.

Categoria
Editora Appris
ISBN-13 9788547342036
ISBN 8547342036
Edição 1 / 2020
Idioma Português
Páginas 187
Estante 0  0  0   0
Sua estante
6% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro