GESTÃO PELA MARGEM: O MANAGEMENT DOS NEGÓCIOS ORIENTADO PARA A...
Claudio Luiz Eckhard
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Sinopse
aborda um dos temas empresariais mais sensíveis: a margem de resultado. E, com base na análise das estratégias de negócio mais usadas, na opinião de renomados especialistas em gestão e na experiência de consultoria do autor, propõe um novo approach a esta questão. Ao estabelecer dois princípios básicos de ação -a orientação para o lucro e o foco no produto -, põe em dúvida algumas diretrizes empresariais que viraram modismos: o foco no cliente e a responsabilidade social. Na Gestão pela Margem toda a ação empresarial gira em tomo do composto produto (product mix) e de sua capacidade de gerar resultados. Por isso a importância destacada do foco no produto, da institucionalização da inovação e das competências centrais (core competences) da empresa. As estratégias de ação que recomenda estão voltadas para a melhoria dos preços, redução de custos e aumento de volume. E dentro dessa orientação busca induzir um forte realinhamento dos esforços da empresa. Para permitir uma mensuração dos resultados alcançados indica um sistema de apuração de custos, preços e margens -o ( Cost and Share Information System) -que pode ser adotado por qualquer espécie de empresa. Corno bons resultados exigem o comprometimento de toda a equipe, também as práticas e conseqüências do emporwerment são aqui abordadas.