Sinopse
A primeira edição do Guia de Cirurgia: Urgências e Emergências reúne o conhecimento acumulado pelas disciplinas do Departamento de Cirurgia da Unifesp-EPM e pretende suceder o Condutas em Cirurgia, livro editado sob orientação do Prof. Emil Burihan.
A obra destina-se a graduandos, residentes e médicos que atendem em prontos-socorros, oferecendo de forma prática a orientação e as condutas mais recentes em urgências e emergências em cirurgia.
Os tópicos envolvem várias especialidades, que foram destacadas nas nove partes em que foi dividida a obra:
- Cirurgia cardiovascular: trauma cardíaco, dissecção da aorta, pericardite, endocardite e o choque cardiogênico, importante situação emergencial;
- Cirurgia pediátrica: preparo pré-operatório no recém-nascido, principais urgências/emergências (cabeça e pescoço, tubo digestivo, urinária e genital);
- Cirurgia plástica: traumas dos ossos da face, queimaduras e avulsões;
- Cirurgia vascular: trauma vascular, aneurismas, embolias, tromboses;
- Gastrocirurgia: abscesso abdominal, bridas, peritonites, hérnias, colite isquêmica;
- Urologia: cólica renal, obstrução, retenção aguda, infecções genitais, priaprismo;
- Técnica operatória e cirurgia experimental: acesso venoso, traqueostomia, atendimento ao politraumatizado;
- Anestesiologia: aborda as situações de dor no pós-operatório, a anestesia e analgesia no trauma.
Complementa o livro a disponibilidade dos algoritmos completos no site Universidade Manole para o download em palmtops e smartphones.