Sinopse
A série Inspetora, publicada entre 1974 e 1988, escrita pelo prolífico autor Ganymédes José (1936-1990), usando seu sobrenome Santos de Oliveira, ocupa lugar de destaque nos literatura infantojuvenil. Com 38 livros publicados pela Ediouro, trata-se de uma série de histórias de detetives para crianças e pré-adolescentes, protagonizadas também por crianças e pré-adolescentes. Uma dessas séries que conquistam leitores para toda a vida e para diversos tipos de literatura.
O autor deste ensaio crítico buscou informações na própria Ediouro - encontrando inclusive um título não publicado - por razões não explicadas, mas não se pode descartar a relação com o período ditatorial e de censura e autocensura dos anos 1970, mesmo para literatura infantojuvenil. Também foi pesquisar em arquivos de Casa Branca, município onde nasceu e morreu Ganymédes José.
O esforço rendeu dados sobre a vida combativa do criador da Inspetora e do funcionamento da editora da série e comentários sobre estratégias mercadológicas, livros de bolso e mecanismos alternativos de distribuição.