Sinopse
O trabalho intitulado Identidade Fragmentada: um estudo sobre a história do negro na educação brasileira 1993-2005 é parte constitutiva do Projeto BRA/04/049 A Educação do Século XXI: Estudos, Pesquisas, Estatísticas e Avaliações Educacionais. E busca analisar a trajetória do negro na Educação Brasileira.Tem como objetivo verificar por meio da documentação produzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), se a expansão educacional tem ou não possibilitado uma maior inserção da população negra na estrutura socioocupacional brasileira; se houve alguma diluição no quadro acentuado das desigualdades raciais e sociais a que essa população vem sendo submetida desde o período colonial.Para compreender a trajetória do negro na educação, em termos quantitativos, foi estabelecido o período que vai de 1993 a 2005, em função do banco de dados disponível.