JOGADA DE MARKETING - APLICANDO AS TÁTICAS DO FUTEBOL À GESTÃO EMPRESARIAL
Alexandre Luzzi Las Casas
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Embora a expressão jogada de marketing tenha muitas vezes uma conotação sensacionalista ou pejorativa, significando algum procedimento oportunista de uma empresa ou pessoa, o verdadeiro sentido de marketing prega exatamente o oposto, ou seja, uma comercialização que visa deixar clientes satisfeitos, por meio de uma transação transparente. O objetivo deste livro é trazer à tona o sentido positivo de ´jogada de marketing´, ou seja, apresentar algumas técnicas de marketing a partir da prática esportiva, mais precisamente do futebol. Após breve apanhado sobre o futebol brasileiro e sua importância, incluindo comentários sobre o papel do marketing esportivo e do futebol-empresa nos clubes, são descritas algumas técnicas de futebol e sua relação com o marketing. Em seguida, são apresentados cases de alguns dos principais clubes de futebol do Brasil, tais como Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Coritiba, Atlético Paranaense, Flamengo, Ponte Preta e São Caetano. O capítulo final traz algumas das principais lições de marketing deste livro que são válidas para empresas em geral.