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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Marisa Helena Degasperi
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Sinopse
Desde o surgimento da escrita, o texto é a priori o instrumento de comunicação, de registro, compartilhamento e divulgação de informações e de propagação de conhecimentos. Por esse motivo, a educação formal, ou seja, as instituições escolares utilizam a escrita como principal recurso para o ensino. No escopo da alfabetização e letramento está a potencialidade do ensino-aprendizagem através da leitura e da escritura – e não escrita – considerando que escrita é produto, em detrimento do processo de escrever, que é a escritura. Embora a escrita seja um reflexo da fala, ela se caracteriza como um produto final de um processo circunscrito por regras muito mais rígidas e que requerem do falante-escritor maior competência no nível formal de comunicação: as normas gramaticais, lexicais e textuais. À primeira vista, entende-se que a experiência leitora sugere competência escritora e esse argumento pode ter fundamento, considerando que os processos mentais que envolvem ambas as atividades dependem dos mesmos requisitos cognitivos dos sujeitos. No entanto, não se podem traçar padrões para leitores e escritores porque cada sujeito constitui um universo cognitivo que precede essas atividades, quais sejam: as capacidades, as habilidades e as tomadas de decisão, que podem variar num mesmo sujeito. A competência em leitura e em escritura também pode ser diversa, dependendo do meio em que a produção se realiza, do objetivo da atividade produtiva, das orientações da tarefa e das condições ambientais, ou seja, do contexto em que se dá a produção. Este livro é resultado de um trabalho de pesquisa de doutoramento, fundamentado, principalmente em teorias da Psicolinguística Conexionista, que teve como objetivo descrever os processos cognitivos observáveis durante a produção da leitura e da escritura em ambiente não virtual – ou seja, com o texto impresso – e em ambiente virtual – com e-texto. A pesquisa contou com diferentes técnicas e instrumentos: protocolos verbais pré e pós-atividades, rastreamento e análise de movimentos oculares durante o processamento das tarefas, análises linguísticas e testes de compreensão leitora, os quais não se descrevem em seu conteúdo. A proposta de divulgação das informações resultantes da pesquisa, através deste livro tem o objetivo de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores sobre quais são os requisitos básicos para a formação de leitores e escritores e alguns indícios de como se dá o processo de informações durante as atividades de leitura e escritura. Espera-se, então, que este livro possa agregar importantes informações aos segmentos que necessitam ampliar os conhecimentos acerca do tema, reconhecendo sempre que cada investigação na área é um grão de areia, na complexidade dos processos cognitivos.

Categoria
Editora Viseu
ISBN-13 9788554540685
ISBN 8554540689
Edição 1 / 2018
Idioma Português
Páginas 126
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